Logo Imobiliária 2000

BLOG

Quais as expectativas do Mercado imobiliário para 2024?

30 jan 2024

A tendência do mercado imobiliário em 2024 será de crescimento, com base na queda da taxa básica de juros (Selic), no início da produção de unidades da faixa 1 do Minha Casa Minha Vida e no incremento de 50% nos saldos das contas do FGTS.


Queda na Selic:


O setor imobiliário tem uma relação inversa com a taxa de juros. Ou seja, quanto mais baixa é a Selic, maiores são as vendas de imóveis por meio de financiamentos.

O caminho das taxas de juros é decrescente, com o Banco Central atuando para um número em torno de 9% até o final de 2024 e, com isso, o comprador consegue uma linha de crédito mais favorável para a compra de imóveis.


Minha Casa, Minha Vida


O MCMV impulsiona o mercado imobiliário como um todo, angariando novos potenciais consumidores e aquecendo o setor.

O limite de renda mensal e dos valores máximos dos imóveis elegíveis expandiram a base dos compradores, além de que agora é possível financiar imóveis usados, elevando a procura.


O mercado de imóveis de médio e alto padrão em 2024


Além das políticas voltadas para a habitação popular, o mercado de imóveis de médio e alto padrão também deve apresentar crescimento. Este segmento, frequentemente um termômetro da saúde econômica geral, pode contar com um aumento de compradores, motivado por condições de crédito.


Desafios e oportunidades 


Apesar das previsões serem positivas, é essencial reconhecer os desafios trazidos por um contexto econômico global incerto. Fatores como a estabilidade do emprego e a inflação seguem sendo preocupações básicas que podem afetar a confiança do consumidor e, consequentemente, o mercado imobiliário.

Na ponta do consumo, a redução da taxa de desemprego, indicando futura estabilidade e leve crescimento da renda média, deve permitir às famílias um menor endividamento e capacidade de fazer planos para a aquisição do imóvel próprio.

Em resumo, em um cenário projetado com taxas de juros menores, inflação sob controle e decrescente, empregabilidade estável e enorme demanda habitacional, 

2024 será um ano de oportunidades relevantes no mercado imobiliário brasileiro. 

Porém, para aproveitar ao máximo essas oportunidades, compradores, vendedores e investidores precisarão estar bem atualizados e adaptáveis às mudanças do mercado. A chave para o sucesso será uma combinação de atenção, flexibilidade e um conhecimento profundo das dinâmicas do mercado.


Como alugar um apartamento em Curitiba?


Você que busca uma imobiliária para administrar a venda ou locação do seu imóvel, venha conversar com a Imobiliária 2000: nós vamos encontrar o cliente certo para você!

Entre em contato pelo formulário ou mande uma mensagem nos nossos WhatsApps: (41) 3250-2020 (venda), (41) 99641-6644 (locação).