Logo Imobiliária 2000

BLOG

Por que a localização é tão importante ao escolher um imóvel?

5 maio 2023

Seja para comprar ou alugar, a localização é o item mais importante para quem está em busca de um novo imóvel para morar ou investir. Confira o porquê!


A localização é um dos fatores mais importantes a se considerar ao procurar um imóvel para compra ou locação. Afinal, a localização pode afetar diversos aspectos da sua vida, desde a comodidade até a segurança.


Pensando nisso, trouxemos 4 itens que impactam positivamente a sua vida e estão relacionados diretamente com a escolha da localização do imóvel.


1- Comodidade e praticidade


Uma das principais vantagens de escolher uma boa localização é a praticidade que ela oferece. Morar perto do trabalho, da escola, de supermercados, farmácias, restaurantes e outros serviços vai economizar muito tempo e dinheiro no seu dia a dia. Afinal, você vai reduzir a necessidade de pegar ônibus, uber e até economizar com gasolina ao fazer algumas atividades rotineiras!


Além disso, uma localização privilegiada facilita a sua locomoção pela cidade, pois você pode ir e vir a pé ou de bicicleta, economizando ainda mais com combustível, estacionamento e ainda coloca o corpo em movimento, beneficiando a saúde.


E, mesmo se for inevitável usar o transporte público ou o carro, estar próximo de onde você mais frequenta significa menos tempo perdido no trânsito.


2- Valorização do imóvel

Outra vantagem de escolher uma boa localização é a valorização do imóvel. Uma região bem localizada, com boa infraestrutura e serviços, tende a ser mais valorizada no mercado imobiliário. 

Para isso, você não precisa ir para o Centro ou bairros nobres, regiões que tenham fácil acesso às grandes empresas também tendem a valorizar, devido à procura das pessoas que trabalham próximo.


Isso significa que, ao investir em um imóvel em uma boa localização, você tem mais chances de receber um bom retorno financeiro sobre o seu investimento. Caso sua ideia seja deixar o imóvel para alugar, a localização garante que ele tenha alta demanda, ficando desocupado por pouco tempo, o que se transforma em dinheiro no seu bolso.


3- Qualidade de vida


Por fim, a localização pode impactar diretamente na qualidade de vida. Morar em uma região com boa infraestrutura, espaços verdes e áreas de lazer vai proporcionar uma vida mais saudável e prazerosa.


O lado positivo de Curitiba é que temos parques e áreas verdes em diversos bairros, inclusive nos mais afastados do Centro. 


Outro ponto da localização é estar associada a um ambiente que você busca: mais calmo e tranquilo ou com maior senso de comunidade, com ruas e praças para as crianças brincarem, etc., o que pode reduzir o estresse e melhorar o bem-estar de toda a família.


4- Localização personalizada


É importante ressaltar que a localização ideal pode variar de pessoa para pessoa. O ponto mais importante é achar um imóvel que esteja próximo de onde você mais frequenta. Para a maioria das pessoas, é o trabalho.


Por isso, é mais vantajoso buscar uma casa ou apartamento que seja perto ou com fácil acesso ao trabalho. Assim, você fica menos tempo no trânsito, chega em casa mais rápido e tem mais energia para aproveitar a vida com as pessoas que você ama.


A escolha da localização do imóvel é um fator crucial que pode afetar diversos aspectos da vida. Dessa forma, ela é fundamental na sua escolha ao comprar ou alugar um imóvel para morar.


Uma dica é usar o filtro de localização no site para encontrar o imóvel no bairro ideal, de acordo com as suas necessidades e preferências.


Quer alugar ou comprar imóvel em Curitiba?


Se você busca uma casa ou apartamento para comprar ou alugar em Curitiba, venha conversar com a Imobiliária 2000: nós vamos encontrar o imóvel certo para você, na localização que melhora a sua vida! 


Entre em contato pelo formulário ou mande uma mensagem no nosso WhatsApp.