Logo Imobiliária 2000

BLOG

Imóveis sustentáveis: o que é essa tendência do mercado?

30 jun 2023

A crescente preocupação com o meio ambiente e a busca por práticas sustentáveis têm se tornado temas relevantes na sociedade contemporânea, influenciando diversos setores, incluindo o mercado imobiliário. Uma das consequências dessa conscientização é a construção de imóveis sustentáveis, que apresentam uma série de benefícios para os proprietários, para o meio ambiente e para a comunidade como um todo.

A sustentabilidade na construção civil tem sido amplamente discutida e cada vez mais se torna uma questão importante. Como resultado, temos visto um aumento significativo de novos empreendimentos que adotam práticas sustentáveis, atraindo um público cada vez mais interessado e engajado nessa causa. Além disso, esses imóveis têm se valorizado consideravelmente, de acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente. Diante dessa nova demanda, o mercado tem abraçado a tendência da sustentabilidade para atender às necessidades dos consumidores.


O que é um imóvel sustentável


Imóveis sustentáveis são projetados e construídos com critérios ambientais, sociais e econômicos, visando minimizar o impacto ambiental e promover o uso eficiente de recursos naturais. 

Esses imóveis têm características específicas, como:

  1. Eficiência energética: Essas construções utilizam tecnologias avançadas, como isolamento térmico eficiente, sistemas de iluminação LED, aproveitamento de luz natural e energia renovável, como painéis solares e sistemas de captação de energia eólica. 
  2. Uso racional de água: em casas sustentáveis, é comum haver sistemas de reutilização de água, otimizando o seu uso. Por exemplo, recolhimento da água da chuva para ser usada no banheiro ou para o jardim.
  3. Materiais ecológicos: na construção são utilizados materiais com baixo impacto ambiental, como:vidro reciclado, aço reaproveitado,madeira de reflorestamento,telhas e tijolos ecológicos.

Benefícios de imóvel sustentável


  • conscientização ambiental;
  • mais qualidade de vida;
  • redução de resíduos;
  • modernização e inovação nos processos;
  • menor impacto na natureza;
  • valorização do imóvel.

Investir em imóveis sustentáveis é uma forma de promover a sustentabilidade e contribuir para um futuro mais consciente e equilibrado.


Quer alugar ou comprar imóvel em Curitiba?


Se você busca uma casa ou apartamento para comprar ou alugar em Curitiba, venha conversar com a Imobiliária 2000: nós vamos encontrar o imóvel certo para você, na localização que melhora a sua vida! 

Entre em contato pelo formulário ou mande uma mensagem no nosso WhatsApp.