Logo Imobiliária 2000

BLOG

A nova casa do brasileiro: o que queremos no nosso lar? 

29 set 2023

Durante a pandemia, os brasileiros sentiram uma crescente necessidade por melhorias em suas residências. Entre março e maio de 2020, a demanda por serviços de arquitetura aumentou significativamente, registrando um aumento de 112% em comparação com o mesmo período em 2019. 

Esse longo período em casa teve grande impacto sobre o que as pessoas procuram para suas casas.  

Agora, elas têm preferência por espaços mais funcionais e versáteis, que possam servir tanto para o trabalho quanto para o lazer, além de serem esteticamente agradáveis. 

Confira a seguir as principais características que as pessoas têm buscado para suas casas:


Praticidade

A praticidade é uma das características mais buscadas pelas pessoas para suas casas. Isso significa ter espaços que facilitem o dia a dia, que sejam organizados, amplos e versáteis. 

Para isso, é preciso ter alguns cuidados, como desapegar do que não usa mais, definir um lugar para cada coisa, usar objetos que ajudem na organização. Assim, todos os cômodos ficam mais funcionais e práticos.


Conforto

O conforto é essencial para quem passa muito tempo em casa. Existem várias formas de tornar os ambientes mais aconchegantes, como usar cortinas, tapetes, almofadas, plantas, velas aromáticas e outros acessórios. 

Esses elementos devem ser considerados desde o projeto de iluminação até a ergonomia dos móveis das casas.


Privacidade

Todo mundo sabe que ter seu próprio espaço é muito importante. Ainda mais quando a família toda tem que ficar muito tempo junta. 

Com a casa cheia e poucos cômodos, muitas famílias sentiram a necessidade de mudar de casa para espaços maiores, que oferecessem mais qualidade de vida. E isso passa pela privacidade de cada um ter seu próprio cantinho.


Integração

Uma tendência que se consolidou neste período foi a valorização da convivência familiar nas áreas comuns. Por exemplo, muitos brasileiros desejam reformar suas cozinhas fechadas para transformá-las em cozinhas integradas — assim, quem cozinha pode interagir com a família sem barreiras. Essa é uma demanda muito comum no exterior, mas que surgiu com impacto nas casas brasileiras e veio para ficar.


Iluminação Natural

A iluminação natural é um dos aspectos que as pessoas mais valorizam em seus lares. Ela permite aproveitar a luz do sol para clarear os ambientes da casa durante o dia, além de trazer uma sensação de bem-estar para quem vive ali. Isso pode ser feito de várias formas, desde o uso de janelas maiores, telhas transparentes, até portas de vidro que integram a parte interna e externa da casa.


Biofilia

A biofilia, que significa “amor pela vida”, é uma tendência de design que busca atender ao desejo das pessoas de se conectar e interagir com a natureza. Essa conexão contribui para reduzir o estresse e a ansiedade no dia a dia. 

O design biofílico pode ser aplicado de várias formas, como por meio do uso de cores verdes e tons naturais, além da possibilidade de trazer plantinhas para dentro de casa.


E se você busca uma casa ou apartamento para comprar ou alugar em Curitiba, venha conversar com a Imobiliária 2000: nós vamos encontrar o imóvel certo para você, na localização que melhora a sua vida!

Entre em contato pelo formulário ou mande uma mensagem nos nossos WhatsApps: (41) 3250-2020 (venda), (41) 99641-6644.