Logo Imobiliária 2000

BLOG

A mobilidade urbana curitibana influencia no mercado imobiliário? 

30 out 2025

Em Curitiba, localização é sinônimo de mobilidade, praticidade e economia de tempo. Quanto melhor um imóvel é localizado, mais valorizado ele se torna.


A cidade se destaca por um sua estrutura inovadora em urbanismo, arquitetura e transporte público. Foi pioneira na implementação do sistema de transporte BRT (Bus Rapid Transit) na década de 70, se tornando referência global em mobilidade urbana de excelência. 


Essas mudanças melhoraram os bairros, elevaram a qualidade de vida e o resultado foi a valorização dos imóveis e o aumento de novas construções e oportunidades, abrindo as portas para grandes negociações imobiliárias. 


Eixos Estruturais: onde o urbanismo encontra o mercado


A maior prova dessa influência não é apenas o BRT, mas sim, o que foi planejado ao redor dele. O Plano Diretor de Curitiba criou os chamados "Eixos estruturais".


O planejamento da cidade incentivou o adensamento populacional ao longo das principais canaletas de ônibus. Esse novo modelo criou um mercado imobiliário "linear". Os empreendimentos mais cobiçados, especialmente os lançamentos verticais (apartamentos), se concentram a poucas quadras das vias de transporte.


O Impacto nos valores e na procura


Para o mercado, isso teve um efeito direto e mensurável:


  • Valorização imediata: um imóvel localizado a uma quadra da canaleta é automaticamente mais valioso do que um imóvel similar a cinco quadras de distância. O "fator BRT" é um ponto de valorização tão importante quanto a metragem ou o acabamento.
  • Comércio e serviços: como o fluxo de pessoas é mais intenso nessas regiões, o comércio se desenvolve ainda mais. Morar em um eixo estrutural significa estar próximo de farmácias, mercados, restaurantes e academias e muitos outros comércios a poucos passos de casa.

Mobilidade como espinha dorsal do mercado imobiliário


Portanto, a resposta à pergunta inicial é um grande sim.


Em Curitiba, a mobilidade urbana vai além de um "benefício" ou um "diferencial" de um imóvel; ela é a espinha dorsal que define o verdadeiro potencial de valorização e o perfil dos empreendimentos.


Ao buscar um imóvel na cidade, seja para morar ou investir, a primeira pergunta não deve ser apenas "em qual bairro?", mas sim: "Qual a facilidade de locomoção desta região com os outros bairros da cidade?". Em Curitiba, estar conectado é ter uma joia nas mãos.


Quer encontrar seu novo imóvel? Entre em contato pelo formulário ou mande uma mensagem no nosso WhatsApp: (41) 3250-2000